quinta-feira, 23 de abril de 2009

USINA URBANA

de 10 de julho a 20 de setembro de 2009

Usina do Gasômetro

Porto Alegre - RS

No amplo espaço de mais de mil metros quadrados do mezanino da Usina do Gasômetro, estiveram dispostas nove décadas da história da capital dos gaúchos na mostra “80 anos – Usina do Gasômetro”. A proposta da exposição USINA URBANA é proporcionar uma nova leitura para esse espaço, assumida pela arte urbana. Assim, foram convidados vinte artistas para reinventar o espaço e grafitar os quase 900 m² de painéis com a arte das ruas.

Ao ser proposta uma intervenção que explorasse a linguagem da arte urbana sobre a estrutura cenográfica de uma exposição oficial, é como se os artistas viessem a intervir na própria superfície da cidade. Uma cidade simbólica que habita a Usina que por sua vez habita a cidade.

Apropriar-se desse espaço é uma forma de instigar a questão do lugar dessa arte cuja essência é o movimento e a transitoriedade. Uma pintura em um muro da cidade é uma obra em transformação constante; há a ação do tempo transformando as cores e diluindo as linhas, há o “atropelamento” de outros artistas, pixadores ou propagandas e há até mesmo a própria extinção da obra por alguma insensível camada de tinta.

Para desespero de uns e deleite de outros o efêmero é a prerrogativa que pauta o que é a intervenção artística urbana, uma arte viva e mutável. Apenas o registro de fotografias e publicações ou os cânones são capazes de dar permanência a essa manifestação. Ao entrar em uma instituição está instaurado o valor artístico da obra. Aquilo que passava desapercebido pelas ruas, ao ser enquadrado na galeria passa a ser visto com outros olhos e adquire um novo valor.

Essa exposição poderia se transformar constantemente, ser enriquecida com novos traços e idéias todos os dias ou até mesmo virar algo completamente novo e vir a ser simplesmente pano de fundo para uma nova cena da cidade.

texto: Nina Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário