terça-feira, 21 de julho de 2009

OFICINAS

OFICINAS

30 e 31/7 :

FANZINE

O nome vem da contração de duas palavras inglesas e significa literalmente 'revista do fã' (fanatic magazine). De um modo geral o fanzine é toda publicação feita pelo fã de determinado assunto. O foco desta oficina é o caráter artístico da produção. Produzir publicações que tragam textos diversos, histórias em quadrinhos dos alunos, reprodução de HQs antigas, poesias, divulgação de bandas independentes, contos, colagens, experimentações gráficas incluindo novos formatos.
Horário: 14:30 às 18:00.
Ministrante: Leopold Kunrath


1º/8:
B.BOYING (STREET DANCE CLÁSSICO)

B.Boying é uma dança que surgiu no Bronx, em Nova Iorque entre 1975 e 1976, durante o surgimento da cultura hip hop. B.Boy ou B.Girl (break boy e break girl)significa garoto ou garota que dançam no ritmo da música (break beat). Essa dança consiste em Top Rock, Foot Work, Freezes, Tricks e Combo, Flex Style e Power Moves.
Horário: 14h, 15h e 16h (3 turmas com duaração de 1 hora cada)
Ministrante: Restinga Crew


7 e 8/8:
STENCIL

Esta Oficina visa apresentar esta antiga arte das ruas, como uma
referência na comunicação visual e expressão popular de nossa sociedade urbana,oferecendo um conteúdo precioso para futuros profissionais de publicidade e design e outros seguimentos além de estudantes e demais interessados.
Metodologia: Aulas expositivas, demonstrativas e práticas.
Aula 1: Apresentação de livros, revistas e fanzines
relacionados a arte de rua; Busca por referências (fotografias,
ilustrações); Apresentações e comentário de vídeos; Relato e
vivência de artista de rua (convidado).
Aula 2: Postura de observação, compreensão dos fatos; Apresentação
dos recursos de internet, sugestões de sites, blog's, etc.; Exercícios
práticos; Exibição e análise dos resultados.
Horário: das 14h as 17h
Ministrante: Trampo

15/8:
GRAFFITI ARTE

Esta atividade busca explorar o graffiti na sua essência, através de mateiral expositivo de imagens e seminário sobre as influências dessa arte, sua origem e desdobres na atualidade.
Horário: das 14 as 17h
Ministrante: Jackson


22/8:
TOY DE PANO

A Toy Art está hoje na vanguarda das artes e é uma expressão que nasce na cultura urbana. Esta é uma oficina para explorar a criatividade da Toy Art, apartir da confecção de personagens de tecido e customização.
Horário: das 14h as 17h
Ministrante: Vanessa Girl


29/8:
ENCADERNAÇÃO

A oficina de Encadernação, mostra como se produz um livro com materiais simples e com um fino acabamento. Desde o recorte das páginas, até a costura delas ao acabamento da capa.
Horário: das 14h as 17h
Minitrantes: Lidia Brancher e Federico Stunz


5/9:
JET! Técnicas com Spray

A partir da vivência e interesses de cada participante com arte e intervenções de rua será feito o reconhecimento e manuseio de material; demonstração prática em suporte; utilização do spray como ferramenta e aplicação de traços simples; técnicas de degradê; utilização e reconhecimento de cores e combinações; visualização de referências (caderninhos, revistas etc); utilização do spray (degradê, uso das cores); técnicas de recortes; criação de ícones e personagens; demonstração de personagem e recortes; técnicas de pintura e efeitos de letras (brilhos, highlight, efeitos, preenchimento, luz e sombra); técnicas de efeito 3D e aprofundamento de como fazer uma produção coletiva.
horário: das 14h as 17h
Ministrante: Jotapê.Pax

12/9:
CIRCO – MALABARES

Confecção e manipulação de malabares com materiais reciclados.
Horário: das 14h as 17h
Ministrante: Benhur - Circo Petit Poa - RS

19/9:
CIRCO – MALABARES

Confecção e manipulação de malabares com materiais reciclados.
Horário: das 14h as 17h
Ministrante: Benhur - Circo Petit Poa - RS


INSCRIÇÕES:
oficinasusinaurbana@gmail.com
(o nome da oficina de interesse deve ser colocado no “assunto” da mensagem.)

Um comentário:

  1. Olá! No dia 13 de agosto encaminhei o email realizando a inscrição para a oficina ENCADERNAÇÃO, como ainda não recebi nenhuma resposta de retorno e a oficina é 29/08, estou perdido.

    Por favor, peço um retorno, é uma área que muito me interessa e não gostaria de perder a oportunidade de aprender um pouco mais.

    Obrigado,

    Nilson Ruas
    nilsonruas@gmail.com

    ResponderExcluir