segunda-feira, 13 de julho de 2009

USINA URBANA apresenta a arte das ruas de Porto Alegre


10 de julho a 20 de setembro de 2009
Visitação de terça a domingo das 9h às 21h
Usina do Gasômetro - mezanino
Entrada Franca

A abertura oficial da exposição Usina Urbana acontece no dia 10 de julho, sexta-feira, às 19h, no mezanino do Centro Cultural Usina do Gasômetro. Na ocasião, se apresentam Mc Sirilo (um dos artistas da mostra), Dj Cevallos, Dj Ka-hara, Circo Petit-Poá e apresentação de break com Restinga Crew. No clima do hip hop, música eletrônica e circo a Usina abre a mostra de arte urbana que apresenta um novo conceito estético em Porto Alegre.

Usina Urbana - Conceito

A Usina do Gasômetro abre seus salões para receber a vanguarda das artes no mundo. Pela primeira vez a estrutura de uma exposição oficial servirá de suporte para uma intervenção que explora a linguagem da arte urbana - a tradução estética mais contemporânea, que realiza de modo efetivo a comunicação inerente à arte. Até a abertura da exposição, um grupo de 20 artistas locais, que usam as ruas da cidade de Porto Alegre como meio de expressão, estarão realizando intervenções numa estrutura de quase 900 m² de painéis. Essa estrutura serviu de suporte para a recente exposição “Usina do Gasômetro 80 anos”, visitada por 160 mil pessoas. Os artistas utilizam técnicas como pintura mural, grafite, stencil e colagem. Os enormes painéis criados pelo arquiteto Felipe Helfer desenham uma ampla área de mil metros do mezanino, criando nichos intercalados por janelas dimensionadas de forma a estabelecer um diálogo dinâmico entre seus ambientes. Numa das leituras possíveis, esses planos dialogam com os muros da cidade e seus becos. Superfícies que representam Porto Alegre no coração da Usina que habita a cidade. Assim, foi proposto aos artistas pensarem a dinâmica do espaço e sua dimensão social e conceitual. Desde 29 de junho os artistas iniciaram as pinturas e até a data de abertura o lugar estará aberto para visitação a quem se interessar em acompanhar o processo criativo.Durante os dois meses e meio de permanência da exposição acontecerão atividades paralelas de apresentações musicais e oficinas de grafite, toys de pano, fanzine e stencil, ministradas pelos artistas expositores.


Artistas:

Bina - Desenvolve seu traço lúdico nas superfícies da cidade e ministra oficinas de grafite em projetos comunitários

Erik - Dentro da linguagem da arte urbana explora a técnica super realismo.

Girl - Referência no free style das ruas de Porto Alegre. Trabalha as técnicas de grafite, stencil, adesivos e colagens.

Jackson - Há anos na cena da arte urbana, participa de projetos comunitários.

Jamaikah - Integrante do coletivo Urbanóide, realiza trabalhos de fotografia, arte urbana e produção cultural.

JP - Trabalha com grafite, design gráfico, decoração e faz parte do coletivo Urbanóide. www.flickr.com/paxbrasil

Lemas - Participou dos projetos 6 Direções e Mundo Arte Global e desenvolve trabalhos de ilustração e decoração.

Leopold Kunrath - Desenvolve nas ruas o projeto Desaparecido, trabalha com stencyl, 3D style.

Lídia Brancher - Gravurista, ilustradora, apropria-se do meio urbano como meio de expressão; Participou de exposições em diversos estados do país e tem seus trabalhos publicados em diferentes meios impressos. www.flickr.com/huanita

Lucas Stuczynki - Como integrante do coletivo NLC participou do projeto 6 Direções além de exposições em Belo Horizonte.

Mateus Grimm - Arquiteto e grafiteiro, expôs em diferentes cidades brasileiras e desenvolve seus trabalho nas área de design de móveis e objetos.

Nina Moraes - Há 8 anos usa as ruas como suporte. Jornalista e artista gráfica, desenvolve projetos nas áreas de ilustração, design gráfico, decoração, publicidade e cenografia. www.flickr.com/extotocorde.

Plim - Seu trabalho vigoroso já foi exposto em diversas cidades do país. Uma das artistas mais representativas do cenário urbano da cidade.

Trampo - Um dos nomes mais representativos da arte urbana gaúcha. Teve seus trabalhos expostos e publicados em diversos lugares do Brasil e do mundo. <www.flickr.com/people/trampo>

True - Seus grafites podem ser vistos em toda cidade de Porto Alegre. Desenvolve seu trabalho na área da publicidade.

Sirilo - Participou de diversos projetos ligados à cultura urbana na cidade de Porto Alegre, como a pintura do Muro da Mauá e o Circulando.

Careca - Participou do 15° Festival de Publicidade de Gramado, pintura do Muro da Mauá em 2006, trabalhos comunitários, ilustrações e cena eletrônica, entre outros.

Guspe - www.flickr.com/urbanoide

Celo

Holie

Apoio: Atlas Pincéis, DMAE e Zeppelin Filmes

Ficha Técnica:
Curadoria: Nina Moraes
Coordenação Geral: Caco Coelho
Coordenação de Pordução: Nina Moraes
Produção Executiva: Liliana Velho
Administrativo: Mirela Zanona
Projeto gráfico: Núcleo Urbanóide
Divulgação: João Coimbra

Realização:
Descentralização da Cultura
Secretaria Municipal de Cultura
Secretário: Sergius Gonzaga
Secretária adjunta: Ana Fagundes

Assessoria de Imprensa Usina do Gasômetro
João Coimbra
gasometro.imprensa@gmail.com
(51) 3289 8110

2 comentários:

  1. Tão dominando o "artestês" heim?!...
    to na parceria e também fiz meus registros e divulgações da Usina Urbana, olha lá no site da AZUL - www.azulgaleria.com.br
    A exposição tá lindona e a articulação/organização de vocês um exemplo, parabéns!
    Dia 1º de agosto é True na AZUL Produtora Galeria, tão convidados.

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!!

    Entrei agora no blog para saber mais sobre a exposição e queria maiores informações sobre as atividades paralelas, coma as oficinas que acontecerão durante o evento. Realizo um trabalho com um grupo de pré-adolescentes exatamente sobre o tema arte de rua e queria saber se tem horários fixos para essas atividades, se tem que ter um inscrição prévia para grupos, etc...

    Se puderes me enviar um retorno por email eu agradeço. Meu email é iara_bc@hotmail.com.

    Um abraço!!!! Iara.

    ResponderExcluir